A Copa do Mundo do Catar está chegando, e estamos todos na expectativa para acompanhar esse que é um dos maiores eventos esportivos do planeta. Trouxemos 5 curiosidades sobre a Copa para você. Se prepare para torcer com a gente!
É a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio
Apesar de o futebol ser um esporte muito popular nos países do Oriente Médio, é a primeira vez que uma Copa do Mundo é sediada nessa região. O Catar (também escrito como Qatar) é um país de cerca de 2,3 milhões de habitantes, que fica localizado na Península Árabe, fazendo fronteira com a Arábia Saudita.
Economicamente, é um país cuja fonte primária de recursos é a exploração do petróleo. O Catar foi escolhido como país sede principalmente por motivos econômicos e turísticos. Na realidade, é um dos países mais ricos do mundo, com um produto interno bruto estimado em US$ 230 bilhões e renda per capita de US$84,5 mil. Além disso, o país tem um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,855, muito alto.
O calor determinou a data do evento
O país é quente. Muito quente. Por conta disso, a programação foi feita de forma que o evento ocorresse num período do ano em que as médias de temperatura são mais amenas. Para se ter uma ideia, no verão as temperaturas podem chegar na casa dos 50ºC!
Além da alteração da data, com a Copa acontecendo nos meses de novembro e dezembro, outras medidas foram adotadas para preservar a saúde dos jogadores e do público nos jogos, como a climatização dos estádios.
É a primeira participação do Catar em uma Copa do Mundo
Apesar de o futebol ser um esporte bastante popular lá, a seleção do Catar nunca havia se classificado para uma Copa do Mundo antes e ela também não é uma equipe com tradição no cenário internacional. Porém, pelo fato de ser o país a sede da competição, sua participação na disputa é automática, sendo a primeira chance de disputar o evento.
Os estádios têm arquitetura inspirada em elementos locais
São 8 estádios no total, sendo 6 com capacidade para 40 mil pessoas, 1 para 60 mil e mais 1 para 80 mil pessoas. Eles são inspirados em elementos da cultura, clima e tradições locais, como as barracas nômades, os tecidos de uma Gahfiya (tradicional touca árabe) ou até mesmo da pesca de pérolas da região.
Todos eles são super modernos, contando com climatização e elementos de conforto e luxo, o que os coloca entre os melhores do mundo, dignos de abrigar um evento desse porte.
Veja o conteúdo especial que preparamos sobre os estádios da Copa do Mundo 2022.
Nova tecnologia de monitoramento lateral semi-automatizado
Agora, as partidas contarão com um novo sistema de monitoramento lateral semi-automatizado, para ajudar a equipe de arbitragem a tomar decisões mais rápidas e corretas com relação à linhas de impedimento.
Essa tecnologia utiliza 12 câmeras de rastreamento montadas abaixo da cobertura do estádio para monitoramento da bola, e até 29 amostras de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando a posição exata no lance. As amostras incluem dados coletados de todos os membros e extremidades relevantes para inferir o impedimento.
A bola também terá um papel fundamental nesse processo de detecção, pois contará com um sensor de medição inercial (IMU – inertial measurement unit) posicionado no centro da bola, responsável por enviar dados para a sala de operações de vídeo numa frequência de 500 vezes por segundo, permitindo uma detecção bastante precisa do ponto do chute.
Ao combinar o monitoramento dos jogadores e da bola com inteligência artificial, a nova tecnologia será capaz de disparar um alerta de impedimento sempre que um atacante em posição irregular receber um passe.
E aí, o que achou dessas curiosidades sobre a Copa do Mundo de 2022? Conte pra gente nos comentários!
Fontes: Qatar2022, FIFA e Wikipedia
Veja também:
1 Response
[…] poucos dias para a Copa do Mundo de 2022. Já trouxemos aqui 5 curiosidades sobre o evento. Agora, nossa equipe traz para você informações super interessantes sobre os modernos estádios […]